top of page
Início

SAÚDE MENTAL
 


DE PÓS-GRADUANDOS

Nos ajude a construir conhecimento científico sobre saúde e adoecimento mental de pós-graduandos brasileiros!

e divulgue para seus colegas

QUEM PODE PARTICIPAR?

Pós-graduandos stricto sensu (alunos de mestrado e doutorado) de todo o Brasil.

COMO É PARTICIPAR?

Os participantes responderão a um protocolo online. O tempo estimado é de 15 min.

HAVERÁ UMA DEVOLUTIVA?

Sim, os participantes receberão uma devolutiva sobre seu nível de perfeccionismo.

Divulgação_3.png

PARA PARTICIPAR BASTA
   
I CLICAR NO

LINK:

COMPARTILHE NAS

REDES SOCIAIS

Clique aqui para baixar a imagem:

final_Bloco_B.png

Entre em contato conosco e enviaremos a imagem e texto para divulgação no wpp:

30911adfe9513c87864074d2925f097c_edited.png

NOS AJUDE A

DIVULGAR

A PESQUISA

Compartilhe
capa_livro_bloqueio_da_escrita.jpg

PARTICIPE E CONCORRA A 

6

EXEMPLARES DO LIVRO

capa_livro_bloqueio_da_escrita.jpg
capa_livro_bloqueio_da_escrita.jpg
Robson_Cruz.jpg

"Bloqueio da Escrita Acadêmica: Caminhos Para Escrever com Conforto e Sentido" do Prof. Dr. Robson Cruz

Todos os participantes da pesquisa poderão concorrer a um de seis exemplares do livro de sucesso "Bloqueio da Escrita Acadêmica: Caminhos para Escrever com Conforto e Sentido" do autor Prof. Dr. Robson Cruz, publicado em 2020 pela Artesã Editora.

O sorteio será realizado ao final da coleta e será transmitido ao vivo no instagram do Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde (LAVIS-UFMG). Os sorteados receberão um e-mail de confirmação e deverão informar o endereço para entrega. Acesse @lablavisufmg para acompanhar! 

Soteio
Conhça a pesquisa

Título: Perfeccionismo e sofrimento psicológico na trajetória de pós-graduandos e egressos da pós-graduação brasileira: Um estudo de seguimento com foco terapêutico

CONHEÇA

NOSSA

PESQUISA

O projeto foi aprovado para começar no final de 2021 e tem previsão de conclusão em 2024. Esse é o mais longo projeto de acompanhamento longitudinal de pós-graduandos e egressos da pós-graduação já realizado/em andamento no Brasil. 

As principais variáveis de interesse são: perfeccionismo, bem estar, sofrimento psicológico, personalidade e influência da pandemia na saúde mental de pós-graduandos stricto sensu de todo o Brasil.

Os dois principais objetivos do projeto são (1) realizar o acompanhamento longitudinal de indicadores de saúde e adoecimento psicológico de pós-graduandos brasileiros em sua trajetória de saída ou continuidade na pós-graduação stricto sensu e (2) investigar a eficácia de um protocolo de intervenção direcionado à redução dos níveis de perfeccionismo através de um ensaio clínico randomizado.

O projeto é financiado pelas agências de fomento CNPq e FAPEMIG e é vinculado ao Laboratório de Avaliação e Intervenção em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (LAVIS-UFMG).

Esse projeto parte do mestrado intitulado Perfeccionismo e Sofrimento Psicológico em Pós-graduandos defendido em 2021 pela aluna do PPG em Psicologia: Cognição e Comportamento, Marina Luiza Nunes Diniz.

Nesse mestrado foram coletados dados de 3.541 pós-graduandos stricto sensu de todos os estados do Brasil.

Fase atual do projeto:

Nesse momento o projeto segue duas coletas, uma que dá seguimento a coleta da pesquisa de mestrado (design longitudinal) e outra com novos participantes (design transversal).

Descubra mais:

...E NOSSA EQUIPE

servletrecuperafoto.gif

Dra. Marcela Mansur Alves

Coordenadora do projeto

Coordenadora do PPG em Psicologia: Cognição e Comportamento (PPG CogCom) da UFMG e do Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde (LAVIS-UFMG)

baixados_edited.png
1024px-ResearchGate_icon_SVG.svg.png
1382347580804316_2.png

Dr. Evandro Morais Peixoto

Pesquisador

Professor do PPG em Psicologia da Universidade São Francisco. Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do CFP (CCAP-SATEPSI)

baixados_edited.png
1024px-ResearchGate_icon_SVG.svg.png
Foto_Maycoln-320x210_2.jpg

Dr. Maycoln Leôni Martins Teodoro

Pesquisador

Professor do PPG em Psicologia: Cognição e Comportamento (PPG CogCom) da UFMG, coordenador do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog-UFMG), membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)

baixados_edited.png
1024px-ResearchGate_icon_SVG.svg.png
IMG_20191123_201204_52422.jpg

MSc. Marina Luiza Nunes Diniz

Pesquisadora

Mestre e doutoranda no PPG em Psicologia: Cognição e Comportamento (PPG CogCom) da UFMG e pesquisadora no Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde (LAVIS-UFMG)

baixados_edited.png
1024px-ResearchGate_icon_SVG.svg.png
instagram_icon_logo.png
fb-logo_edited.png
youtube-logo-google-reproducao_edited.png
6133bbab8e18f_2.gif

Dra. Karina da Silva Oliveira

Pesquisadora

Professora do PPG em Psicologia: Cognição e Comportamento (PPG CogCom) da UFMG e pesquisadora no Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde (LAVIS-UFMG)

baixados_edited.png
1024px-ResearchGate_icon_SVG.svg.png
Clara_2.jpg

Clara Vidigal Dolabella

Aluna de Iniciação Científica

Graduanda em Psicologia, membra do Laboratório LAVIS-UFMG, coordenadora de Grupo de Estudos sobre RH e ex-Diretora de Gestão de Pessoas na AIESEC em Belo Horizonte

instagram_icon_logo.png
Maycon_2.jpg

Maycon Santos Ferreira

Aluno de Iniciação Científica

Graduando em psicologia, membro dos Laboratórios LabCog-UFMG e do Laboratório LAVIS-UFMG e diretor  de Pessoas na Liga Acadêmica de Terapias Cognitivo-Comportamentais da UFMG (LiTeCC)

baixados_edited.png
Artes_1_edited.jpg
Equipe
Perfeccionismo

DESCUBRA MAIS

SOBRE

PERFECiiiIONISMO

C

Perfeccionismo é uma característica de personalidade que possui duas dimensões. Uma delas é chamada Esforço Perfeccionista (EP) e diz da tendência de estabelecer altos padrões de desempenho para si mesmo. A segunda é chamada de Preocupação Perfeccionista (PP) e diz da tendência de ser excessivamente crítico consigo mesmo. Comumente chamamos de perfeccionistas aqueles que possuem altos níveis de EP e PP.

Altos níveis de perfeccionismo são associados a pior saúde mental. Aqueles com altos níveis de perfeccionismo, especialmente na dimensão PP, tendem a apresentar sintomas mais intensos e frequentes de transtornos depressivos, ansiosos, alimentares, obsessivo-compulsivo, de personalidade obsessivo-compulsivo entre outros.

Uma das hipóteses desse projeto é que características específicas da pós-graduação tais como pressão por desempenho, exigência de altos padrões e críticas frequentes, contribuem para o aumento do perfeccionismo em pós-graduandos.

Outra hipótese é que o perfeccionismo contribui para elevados níveis de sofrimento psicológico entre pós-graduandos, o que pode ajudar a explicar a elevada prevalência de transtornos ansiosos e depressivos entre esse grupo.

Perfeccionismo é uma característica que tem sido estudada pelo Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde - LAVIS/UFMG a alguns anos sob orientação da coordenadora desse projeto, Profa. Dra. Marcela Mansur Alves. 

Uma das produções do LAVIS é um conjunto de cartilhas sobre perfeccionismo. Nelas você encontrará respostas para as perguntas: O que é perfeccionismo? Como ele se desenvolve? O que mantém o perfeccionismo? Como lidar com o perfeccionismo?

Faça o  download gratuito  clicando nas imagens abaixo  e acompanhe o instagram do LAVIS para saber mais!

Cartilha A.png
Cartilha B.png
Resultados

MAIS SOBRE PERFECCIONISMO E

RESULTADOS

PRELIMINARES

O que já sabemos sobre perfeccionismo?

O estudo científico do perfeccionismo completou 30 anos em 2020/2021. Em celebração a essa data, dois dos maiores grupos de pesquisa sobre o assunto no mundo publicaram artigos revisando o conhecimento acumulado até então. Você pode acessá-los aqui e aqui.

Além disso, a literatura sobre perfeccionismo  e alguns temas correlatos é bastante extensa. A seguir indicamos alguns textos sobre a relação entre perfeccionismo e adoecimento mental, personalidade, suicidiologia e intervenções psicoterapêuticas.

O que já sabemos sobre perfeccionismo na pós-graduação?

A literatura sobre o perfeccionismo na pós-graduação e, em especial, sua relação com saúde e adoecimento mental nesse grupo, ainda é escassa. Nosso grupo de pesquisa é um dos poucos, talvez o único, dedicado a esse assunto no mundo.

Considerando que a fase longitudinal do projeto ainda está em andamento, nossos principais resultados são baseados em um design transversal. Abaixo compartilhamos três dos nossos principais achados até momento.

Os resultados dessa pesquisa serão publicados em breve.
Para recebê-los no seu e-mail entre em contato conosco!

GRADUANDOS

vs

PÓS-GRADUANDOS

Pós-graduandos apresentaram níveis significativamente mais altos de perfeccionismo do que graduandos e com tamanho de efeito médio.

A amostra de graduandos foi composta por 787 graduandos brasileiros [79,3% do sexo feminino, idade média de 25,98 anos (DP = 7,29 e variando entre 17 e 60 anos)] e a coleta aconteceu em 2018; a amostra de pós-graduandos foi composta por 3.541 pós-graduandos brasileiros [70,7% do sexo feminino, idade média de 30,68 anos (DP = 6,92 e variando entre 20 e 82 anos)]. Foi realizado o teste t de student e calculado o d de Cohen para tamanho de efeito. Pós-graduandos apresentaram níveis mais altos em ambas as dimensões de perfeccionismo (Esforço Perfeccionista  e Preocupações Perfeccionista) e no Perfeccionismo Total. Todas as diferenças foram significativas com p<0,001 e os tamanhos de efeito variaram entre 0,37 e 0,45.

ASSOCIAÇÃO

 SOFRIMENTO

COM

As duas dimensões de perfeccionismo, Esforço Perfeccionista (EP) e Preocupação Perfeccionista (PP), e o Perfeccionismo Total (PT) se associaram positivamente com sofrimento psicológico em uma amostra de 3.541 pós-graduandos brasileiros [70,7% do sexo feminino, idade média de 30,68 anos (DP = 6,92 e variando entre 20 e 82 anos)].

Para investigar a correlação foi calculado o o ρ (rô) de Spearman e o escore total da escala Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) foi considerado uma medida de sofrimento psicológico. Todas as correlações foram significativas com p<0,01 e o ρ variou entre 0,14 e 0,95.

O QUE MAIS SE ASSOCIA COM

SOFRIMENTO NA PÓS?

Para investigar se as dimensões de perfeccionismo (Esforço Perfeccionista e Preocupação Perfeccionista), os traços de personalidade neuroticismo e conscienciosidade, as cognições negativas repetitivas (ruminação e preocupação) e os estressores da pós-graduação impactam diferencialmente o sofrimento psicológico foi realizado uma regressão linear múltipla com o método forward em dados de uma amostra de 3.541 pós-graduandos brasileiros [70,7% do sexo feminino, idade média de 30,68 anos (DP = 6,92 e variando entre 20 e 82 anos)].

Os resultados indicaram uma influência significativa das variáveis no sofrimento psicológico (F(7, 3.533) = 531,347; p<0,001; R2ajustado = 0,512). O traço de personalidade neuroticismo foi a variável que mais impactou o sofrimento psicológico, explicando 35% do desfecho, e foi seguida por Preocupação Perfeccionista, que explicou explicou 11%.

TIRE SUAS

DÚVIDAS

Obrigado(a)!

NOS ENVIE UMA

MENSAGEM

Peguntas

FINANCIAMENTO

fapemig.jpg
cnpq-logo-1.png

MAIS LINKS

Logo-Site-1.png
Sem título.png
labcog.ai_logo_hd_cut_sem_nome.webp
bottom of page